sábado, 26 de setembro de 2009

Os Dez Mandamentos da Comunicação de Crise



1. Siga rigorosamente os Planos de Contingência e de Comunicação de Crise.
A pior atitude que um empregado pode adotar no início de uma ocorrência é tentar esconder o problema.
2. Divulgue as más notícias imediatamente.
É natural querer guardar as más notícias para si mesmo. No entanto, elas ficam piores com o passar do tempo.
3. A agilidade debela as crises.
A ação rápida, logo no início da ocorrência, minimiza os impactos e evita que a situação assuma grande
dimensão junto aos públicos de relacionamento.
4. Em crises não há segunda chance.

Tudo deve ser feito corretamente logo na primeira vez.
5. Mantenha a calma.

A interação com os jornalistas e com os outros públicos será positiva se a calma prevalecer. 
6. Cooperação é fundamental.
Crises exigem a cooperação de muitas pessoas.
7. Sem prática não há vitória.
Desenvolver a capacidade de resposta rápida da equipe exige treino, adaptação e exercícios de simulação.
8. Peça desculpas pelos erros.

A capacidade de admitir um erro e pedir desculpas ajuda a
manter o espírito de cooperação.

9. A comunicação é um processo contínuo.
A sociedade continuará exigindo novas informações enquanto não se convencer de que a situação foi resolvida.
10. Tenha sempre o objetivo em mente.
A meta de qualquer resposta a uma crise é fazer com que a Companhia retome sua operação plena o mais rápido possível, ao mesmo tempo em que reduz, ao máximo, o risco de danos à comunidade, aos empregados, ao meio ambiente e, por conseguinte, à sua imagem. É preciso avaliar continuamente como as decisões tomadas se inserem nessa estratégia e como ajudarão a Empresa a atingir seu objetivo.