1. Siga rigorosamente os Planos de Contingência e de Comunicação de Crise.
A pior atitude que um empregado pode adotar no início de uma ocorrência é tentar esconder o problema.
2. Divulgue as más notícias imediatamente.
É natural querer guardar as más notícias para si mesmo. No entanto, elas ficam piores com o passar do tempo.
A ação rápida, logo no início da ocorrência, minimiza os impactos e evita que a situação assuma grande
dimensão junto aos públicos de relacionamento.
4. Em crises não há segunda chance.
dimensão junto aos públicos de relacionamento.
4. Em crises não há segunda chance.
Tudo deve ser feito corretamente logo na primeira vez.
5. Mantenha a calma.
5. Mantenha a calma.
A interação com os jornalistas e com os outros públicos será positiva se a calma prevalecer.
6. Cooperação é fundamental.
Crises exigem a cooperação de muitas pessoas.
7. Sem prática não há vitória.
Desenvolver a capacidade de resposta rápida da equipe exige treino, adaptação e exercícios de simulação.
8. Peça desculpas pelos erros.
8. Peça desculpas pelos erros.
A capacidade de admitir um erro e pedir desculpas ajuda a
manter o espírito de cooperação.
manter o espírito de cooperação.
A sociedade continuará exigindo novas informações enquanto não se convencer de que a situação foi resolvida.
10. Tenha sempre o objetivo em mente.
A meta de qualquer resposta a uma crise é fazer com que a Companhia retome sua operação plena o mais rápido possível, ao mesmo tempo em que reduz, ao máximo, o risco de danos à comunidade, aos empregados, ao meio ambiente e, por conseguinte, à sua imagem. É preciso avaliar continuamente como as decisões tomadas se inserem nessa estratégia e como ajudarão a Empresa a atingir seu objetivo.