Com eleiçoes marcadas para o dia 06 de dezembro, oito candidatos concorrerão à presidência, incluindo Evo Morales. Pesquisa recente aponta 55% de aprovação à candidatura do atual presidente.
Pesquisa divulgada revela que 64% dos colombianos aprovam uma nova candidatura do presidente Álvaro Uribe nas próximas eleições, um número que representa um aumento de seis pontos percentuais desde a última enquete, realizada há dois meses.
Na semana passada, a Câmara dos Deputados da Colômbia aprovou um projeto de lei, sancionado por Uribe esta semana, para a realização de um referendo, no qual a população deve dizer se deseja ou não modificar a Constituição.
Honduras
Se encontra em processo eleitoral, definido e dirigido pelo TSE, com eleições primárias em todos os partidos para escolha de seus candidatos em todos os níveis, e que foi encerrado em maio, portanto mais de um mês antes dos acontecimentos de 28 de junho com a precipitação do exército ao receber determinação do STF para a prisão do presidente Zelaya pelo golpe de estado aberto em implementação.
Os Estados Unidos afirmaram que não reconhecerão as eleições presidenciais de Honduras, marcadas para novembro, e já definiram um corte de US$ 35 milhões em assistência ao país, que já havia sido suspensa.
Peru:
Pesquisa presidencial realizada pela Ipsos-Apoyo de agosto em todo o país. Keiko Fujimori 22%, Luis Castañeda 18%, Ollanta Humala 13%, Lourdes Flores 11%, Alejandro Toledo 10%.
Uruguai
se houver um segundo turno entre Mujica e Lacalle, os resultados foram: José Mujica 46%, Luis Alberto Lacalle 45%, 5% votariam em branco ou anular e 4% estão indecisos . Isto pode ser considerado um empate técnico ", onde as diferenças entre os candidatos estão dentro do erro de amostragem.
O clima político na América Latina passa por um momento conturbado na História.
ResponderExcluirA situação de perpetuação no poder de diversas figuras políticas, demonstra uma fraqueza no sistema democrático.
www.blogdoargonio.blogspot.com
www.abolaeogol.blogspot.com